HISTÓRIA


A Origem

Por volta de 1890, passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática Tênis ao espaço de bordo. Esse Tênis de Alto mar, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1924, o Padel passou a ser praticado em terra, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Por essa época, o esporte passou a ser chamado de Padel Tênis. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel em um hotel de Acapulco, no México. Foi Corcuera quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente. Outro grande responsável pela difusão do Padel foi o príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen. Entusiasmado com o novo esporte, o nobre levou-o para a expansão do Pádel para outros países europeus. Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel), entidade que conta com 15 associados, nos quais se destacam o Brasil, Argentina e a Espanha. Fonte (http://cbpadel.com.br)

Padel no Brasil

Devido à influência do México e Espanha, o Padel difundiu-se mais rapidamente nos países sul-americanos de língua espanhola. Somente em 1988 o esporte chegou ao Brasil, trazido por uruguaios e argentinos. Em nosso país, as primeiras quadras de Padel foram construídas nas cidades gaúchas de Jaguarão e Livramento. Em 1991, outros clubes como o Okinawa de Porto Alegre, a Sociedade Aliança de Novo Hamburgo e o Cepel de Pelotas aderiram o esporte. No ano seguinte, foi fundada a Federação Gaúcha de Padel, a primeira do país, na Sociedade Aliança em Novo Hamburgo. A partir disso, o esporte se difundiu por outros estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Só na região metropolitana de Curitiba e Litoral Paranaense, existem mais de 50 quadras de Padel espalhadas por clubes, chácaras, academias e condomínios fechados. Em território paulista, a nova modalidade conta agora com a forte adesão do São Paulo Futebol Clube que fundou sua própria escolinha de Padel. Fonte (http://cbpadel.com.br)


Padel em Arroio Grande

A primeira quadra de padel foi construída entre os anos de 1992 e 1993, iniciando assim o desenvolvimento deste esporte em Arroio Grande. Foram construídas nos anos seguintes, três quadras, que acompanharam a forte demanda deste esporte até o início do ano 2000. Atualmente em atividade e com espaço físico preservado, restou somente o Padel Shop, que se mantém ativo, graças a um grupo de jogadores que investiram para adquirir esse espaço esportivo.

Desde o ano de 2004, por desprendimento, vontade e paixão pelo padel do jovem Francisco Bonneau, mais conhecido por  Kiko, o padel em  Arroio Grande mantém-se como esporte alternativo à inúmeras pessoas e de várias idades. Em 2010, Kiko tornou-se locatário da quadra de padel, fato que possibilitou a melhoria na iluminação e pintura do local. Em 2011 já foram realizados, dois torneios com ampla participação de duplas em todas as categorias.














Nenhum comentário:

Postar um comentário